sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Dúvidas

0 Comentários

Perguntas mais frequentes!

1 - Quais são os requisitos necessários para se trabalhar a bordo de navios de cruzeiros?
Inglês avançado, ser maior de 21 anos e experiência na área desejada é um grande diferencial.

2 - Porque é imprescindível a língua inglesa?
Mesmo os navios que fazem a costa brasileira exigem que o tripulante tenha um bom nível de inglês, pois toda a comunicação a bordo é realizada neste idioma, assim como os treinamentos de segurança. O nível de inglês, no entanto, é variável de acordo com o cargo desejado, sempre partindo do avançado.

3 - É possível fazer uma carreira a bordo?
Sim, a cada dia se torna mais comum os tripulantes voltarem para um segundo, terceiro, quarto contrato, etc.
Obs: A companhia é a maior interessada em que esteja nos planos de seus contratados uma carreira, pois assim, eles podem minimizar custos com treinamento de novos tripulantes, e dispor de um funcionário com potencial para promoções futuras.

4 - É possível mudar de departamento?
A empresa possui um sistema de promoção interno que possibilita a mudança de departamento caso o candidato possua os requisitos necessários para a função desejada. Porém, essa mudança só é possível após o término de seu primeiro contrato.

5 - Quanto tempo demora uma promoção, dentro do meu departamento?
As chances de promoções variam muito de um departamento para outro, mas geralmente acontecem a partir do segundo contrato, e depende grande parte do desempenho do funcionário no cargo exercido atualmente.

6 - Poderei sair do navio, em algum porto?
Sim, você poderá sair do navio sempre que não estiver escalado para trabalhar, ou para algum treinamento. Alguns navios oferecem desconto para os tripulantes que querem se aventurar em passeios e excursões junto com os passageiros, ou mesmo organizam passeios exclusivos para a tripulação.

7 - Quantos dias por semana irei trabalhar?
Em um navio não existe day-off, o que existe é time-off, como por exemplo, um garçom de restaurante, que pode estar escalado para trabalhar no café da manhã, e no jantar num determinado dia da semana, tendo, portanto a tarde livre.

8 - Quanto tempo dura o meu contrato?
O tempo de contrato para se trabalhar a bordo varia de 6 a 8 meses, dependendo da função a ser exercida no navio.

9 - Quanto tempo de férias eu tenho entre um contrato e outro?
Normalmente são 6 a 8 semanas de férias.

10 - Qual será a minha rota?
Tanto a data de embarque quanto o itinerário são decisões exclusivamente da própria empresa, variando de acordo com o cargo para o qual o tripulante foi contratado, e a necessidade de determinada função em algum navio específico.

11 - Quanto irei ganhar?
Alguns cargos possuem salário fixo, porém outros, como garçom e camareiro têm grande parte do salário proveniente de gorjetas, aonde o desempenho do funcionário será determinante para o valor adquirido.

12 - Quantas horas de trabalho por dia?
A quantidade de horas depende de diversos fatores tais como função exercida, ocupação do navio, atividades daquele dia específico, itinerário, porém geralmente variam de 10 a 12 horas diárias.

13 - Quem paga a minha passagem quando eu embarco fora do Brasil?
A companhia fornece a passagem de ida ao candidato, que porém será descontada durante os 3 primeiros meses do tripulante a bordo, e paga totalmente a sua passagem de volta, caso complete o contrato.

14 - A companhia oferece seguro saúde?
Uma das responsabilidades da companhia diante do tripulante é assistência médica, ou seja, a partir do momento que você embarca e assina um contrato com a empresa, ela lhe oferece uma assistência médica arcando com os custos desde um remédio até uma operação (caso necessário). Todos os navios têm um médico a bordo que oferece assistência ao tripulante, caso não seja possível ser resolvido no navio, a companhia direciona a um médico em terra. Se o caso for grave, a companhia orienta o tripulante a realizar o tratamento no país de sua nacionalidade, realizando todo o acompanhamento e arcando com os valores referentes ao tratamento.

15 - Quais são os gastos que tenho antes do meu embarque?
Passaporte (Caso não possua)
Visto(C1D Americano)
Passagem (Em alguns casos paga pela companhia e descontada nos primeiros meses de salário)
Exames Médicos

16 - Tenho algum tipo de desconto do salário?
O tripulante não sofre nenhum tipo de desconto ou imposto, recebendo o salário integralmente. Não tem nenhum gasto com hospedagem, comida e assistência médica.

17 - Em qual moeda receberei meus pagamentos?
Normalmente a moeda utilizada é o dólar americano.

19 - Os salários são pagos em qual freqüência?
Normalmente são pagos quinzenalmente.

20 - O que é assignment?
É a data em que você se apresentará ao navio para iniciar o seu ciclo de trabalho a bordo.

21 - O que é LOE?
É a sua carta de emprego (Letter Of Employment), que contém o seu número de registro na companhia, o cargo a ser exercido no navio, o nome do navio, assim como o porto e a data em que você embarcará para início de suas atividades.

22 – Como funciona o acesso à internet no navio?
Todos os navios dispõem de uma sala de internet, onde o tripulante ao utilizar o seu cartão de identificação (Sea Pass Card), tem acesso à internet, e terá os seus débitos descontados de seu próximo salário. Alguns dos navios mais novos possuem internet sem fio (Wireless) que funciona em algumas dependências do navio caso o tripulante possua laptop.

23 – Como posso fazer ligações para minha casa, de dentro do navio? E dos portos?
Pode-se fazer ligações da própria cabine e outras dependências do navio, em qualquer hora do dia, no entanto tem-se mais dificuldade em alguns horários específicos em que a linha está mais congestionada. O tripulante pode comprar cartões de U$10,00 ou U$20,00, que tem duração variável, de acordo com a localização do navio. Nos principais portos, existem centros de serviços para o tripulante, tais como chamadas internacionais, envio de dinheiro, correio, internet, chamados “Crew Connection Center” que são geralmente uma forma mais econômica do que os serviços oferecidos a bordo.